JESUS PROVOU NA CRUZ A AUSÊNCIA TOTAL DE DEUS E O DIABO AINDA NÃO?


Em um podcast e em cima de um altar eclesiástico o arqueólogo Dr. Rodrigo Silva afirmou:

"O diabo não experimentou ainda a ausência total de Deus, o único que provou isso foi Jesus na cruz". Segundo ele, o diabo só provará a ausencia total de Deus ao ser lançado no fogo.

As tentativas de se aprofundar em questões espirituais sem base bíblica alguma nos lembram as palavras de Cristo em Apocalipse: "... como dizem, as profundezas de Satanás". (Ap 2:24)

O senhor Jesus sofreu muito na cruz e sentiu a ausência divina naquele momento, conforme as suas próprias palavras confirmam: "Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?". Entretanto, se a sua pergunta desesperada revela a ausência total de Deus, então o profeta Davi também sentiu o mesmo. Será mesmo? O que pesa ainda mais na declaração do arqueólogo é que o diabo não experimentou ainda a ausência total de Deus, pois isso ocorrerá somanete no lago de fogo. 

O que pensar disso? Um ser cheio de ódio e vingança, inimigo de Deus e repleto de pecados, sem a vida de Deus e condenado estava mais próximo de Deus do que Jesus na cruz? 

Deus realmente se afastou totamente de Cristo na cruz?

Vamos analisar com alguns versos.

A ausência completa de Deus não daria ao senhor Jesus a sensação de qualquer esperança de entrar no paraíso celestial:

"E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23:43)

O senhor Jesus não teria nenhuma condição de perdoar os seus inimigos:

"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." (Lucas 23:34)

Ele não sentiria qualquer confiança de se render a Deus:

"E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou." (Lucas 23:46)

Deus é amor, então ele estava em Jesus na cruz. Satanás não tem amor e nem qualquer esperança em Deus e sabe de sua própria condenação. Ele é trevas e o oposto do Criador. Portanto, qual partícula da presença de Deus ainda existe em nele?

As várias formas da manifestação e garantia da presença de Deus em nós

Atente para as palavras de João:

"E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele." (1 João 4:16)

Os mestres bíblicos precisam compreender que a presença de Deus se manifesta de várias formas na vida de alguém, mas o que comprova e garante a presença de Deus em sua criatura é o amor e o seu Espírito Santo. Veja alguns versos que confirmam isso:

"... Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele." (1 João 4:16)

"Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito." (1 João 4:13)

"Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele." (1 João 2:5)

Portanto, Deus estava em Cristo na cruz e não o abandonou totalmente ali. Até o seu Espirito estava com ele (Hb 9:14).

O pensamento teológico errado acerca do sofrimento de Cristo conduz a heresias

A bíblia afirma que Cristo nunca pecou, apenas recebeu a culpa em lugar dos pecadores que o aceitam. Algumas seitas e até mesmo igrejas ortodoxas entendem que os pecados de toda humanidade estavam em Cristo na cruz. Outros acham (como Ellen G. White) que os pecados do ser humano estavam grudados no corpo de Cristo como um imã atraindo objetos para si. A verdade é que o filho de Deus sofreu, morreu e remove a culpa de cada um que nele crê e os outros permanecem como culpados de seus pecados e sofrerão as consequências. Se não, vejamos:

"Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. " (Marcos 10:45)

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:16)

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

A conclusão a que os versos acima nos levam é que o filho de Deus tomou a culpa na cruz somente dos que o aceitam, os outros levarão as suas culpas e as consequências por incredulidade. 

A oferta suave de Cristo na cruz

Se os sacrifícios de animais no A.T ordenados por Deus eram tidos por sacrifícios agradáveis e oferta suave (Números 29:6), por que o sacrifício de Cristo afastaria o Pai completamente de sua vida na cruz? Não procede tal pensamento, por mais verdadeiro que pareça ser. 

O sofrimento e a opressão que o Cordeiro enfrentou na cruz foi tão terrível que o levou como ser humano a pensar e a sentir o abandono do pai. Mas como o pai o abandonaria totalmente se a oferta na cruz foi tão agradável e teve um cheiro suave?

 No entendimento desse doutir o próprio Deus se afastou totalmente de seu filho na cruz. Mas vamos ver se procede:

"Além do holocausto do mês, e a sua oferta de alimentos, e o holocausto contínuo, e a sua oferta de alimentos, com as suas libações, segundo o seu estatuto, em cheiro suave, oferta queimada ao Senhor." (Números 29:6)

"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Efésios 5:2)

"Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado." (1 Pedro 1:19)

Prefiro confiar nas palavras de Cristo, do profeta João e dos apóstolos a acreditar nos ensinos de doutores que não sabem o que dizem. Cuidado! A verdade para Deus é o próprio Jesus, seu filho, e distorcer as suas palavras é chamá-lo de mentiroso. 

Confie na graça de Cristo

Você guarda o mandamento do amor e tem o Espírito Santo? Caso sim, Deus está em você em todo o tempo, mesmo que a sua mente humana e fraca diga o contrário. Permaneça confiando em sua eterna bondade! Ao contrário do ensino incoerente do doutor em questão, Deus estava mais próximo de Jesus do que nunca, de tal modo que o véu do santíssimo lugar se rasgou: 

"Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (2 Coríntios 12:10)

A comparação absurda 

Ainda precisamos comparar o triunfo de Jesus na cruz com a situação vazia de santanás? As expressões de Cristo na cruz denotam mais vazio de Deus do que o vazio do diabo? Julgue você mesmo!

Conclusão

Portanto, o senhor Jesus sentiu a ausência divina na cruz devido à sua fraqueza humana, mas não totalmente a ponto de comparar o seu sofrimento com a situação humilhante de satanás. As "ideias profundas de satanás" estão levando muita gente à escuridão das heresias.

Nota: todos os artigos deste blog não tem a intenção de criticar e ofender qualquer igreja ou denominação. O objetivo é levá-las a estudar a palavra com bases nos textos sagrados e decidir por si a sua condição diante de Deus e de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ative as notificações para receber mais conteúdos.

Novas Postagens

Todas as Terças e Quintas-Feiras

A CONFIABILIDADE DA BÍBLIA

Evidência histórica Existem diferentes métodos científicos de avaliação de evidências.  Por exemplo, em um experimento químico, usamos o mét...